quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

As motivações

Estávamos em 1996, ainda se andava pouco de btt por estes lados do Sotavento Algarvio, mas já existia um número considerável de praticantes de btt a participar em pequenos passeios organizados.


Nesta altura, eu tinha uma Empresa de Actividades de Exploração da Natureza - AVENTURAS NATUREZA , que já organizava alguns eventos de BTT. A Mina de S. Domingos sempre foi um lugar de eleição, pelas suas condições ímpares para a prática do btt, assim como a sua componente Natural e Cultural. Pouco a pouco foi nascendo uma vontade de organizar um evento "diferente". Diferente em distância e em dificuldade física. Ainda não se ouvia falar em Maratonas e maioria dos passeios não ultrapassavam em média os 60km.

Foi então, neste ano que eu e o meu grande amigo e colaborador, Mário Alpiarça, iniciamos os reconhecimentos necessários para definir um itinerário atractivo, que mostrasse a história e a cultura da região, os percursos dos mineiros que outrora trabalhavam na mina e do próprio minério.

Sabíamos que muitos dos Mineiros eram oriundos de várias Aldeias do Algarve, principalmente do Concelho de Alcoutim. Sabíamos também que o minério era transportado por barco através do Rio Guadiana para Lisboa e Londres, com passagem obrigatória em Vila Real de Santo António.


Com estas referências iniciamos os reconhecimentos em pleno Verão, temperaturas altíssimas e com o desconhecimentos total das dificuldades físicas e técnicas que iríamos encontrar.

Muitos foram os episódios que se passaram, desde a miragem do carrinho dos gelados a passar na Ribeira do Vascão completamente seca, onde se sentia um calor sufocante, ao diálogo que tivemos com um habitante do Monte Vascão:


- Bom dia! - dissemos nós

- Bom dia! - respondeu o homem de dentro de uma garagem

- Oh amigo, podia dizer-nos como se chama esta Aldeia? - perguntamos nós, pois não fazíamos ideia onde estávamos.

- Monte Vascão. respondeu o homem, saindo da sombra, com ar desconfiado.

- De onde vêem os amigos? - perguntou ele.

- Vimos da Mina de S. Domingos. - respondemos.

- Ah!!, com este calor deve custar, e donde são vocês? - perguntou ele.

- De Vila Real de Santo António. - Respondemos ao questionário que o homem nos impunha.

- E para onde vão? - perguntou ele mais uma vez.

- Nós! Vamos para Vila Real de Santo António.

Nesta altura, o homem pensou um pouco, olhou para nós, .... com tanto trabalho que há para fazer, estão estes tipos a passear de bicicleta..... e disse: -Então, porque é que não ficaram lá? (em Vila Real de Santo António).

Nós ficámos desarmados com a pergunta, rimos , agradecemosas informaçõess dele e continuamos viagem.

Outro episódio passou-se numa descida bastante inclinada que terminava num barranco, eu ia à frente e quando cheguei ao barranco parei e vi um corta fogo impossível de subir, o Mário vinha atrás e diz super convencido: - deixa-me passar que eu subo, mas assim que começou a subir, fez um cavalo e voltou para trás. Fartámo-nos de rir, pois na altura as forças já não eram muitas, mas o espírito ainda dava para brincar.

2 comentários:

Mistral disse...

Bom trabalho amigo Nuno, continua esta excelente crónica que a malta vai lendo e comentando.
O passeio da Mina-CMarim (no passado até VRSAntónio) é dos mais aliciantes, pois passamos por paisagens maravilhosas, desde o Alentejo ao Algarve.
É um momento de convívio excelente, esperemos que a edição de 2008 seja mais um sucesso.
Abraço. Ass. Torrinha

Veredas disse...

Oi, Nuno.
Como a malta vai ficando velhota...
Lembras-te daqueles banhos refrescantes na ribeira, depois de muitos quilómetros nas pernas... naquele famoso dia 14 de Agosto, quando o sol derretia os alumínios dos velhinhos quadros de BTT...
Das malditas caímbras, das diarreias, da vontade de abandonar e fazer o resto viagem no jipe da Manuela...
É verdade! Como os anos passam, mas o gosto fica...
É bom recordar. Gosto especialmente daquele: Poucos mas bons... Um abraço do amigo,
Hernâni Neto